top of page

4 filodendros para cultivar dentro de casa

Atualizado: 12 de ago. de 2025

Está à procura de plantas que possa cultivar no interior de sua casa, apartamento ou escritório, mas não sabe qual espécie melhor se adapta às condições desses ambientes?

Neste post você irá descobrir não uma, mas quatro lindas espécies de filodendros para compor o seu lar com leveza e sofisticação. Fique comigo!

Cultivando minha mini mata urbana


Os ambientes tropicais sempre chamaram muito a atenção das pessoas. A sensação de estar em meio a vegetação densa das matas traz paz e calmaria, por isso, os jardins tropicais são tão desejados em todo mundo.

Mas se você mora em apartamento e não tem condição de ter um super jardim, aqui vão quatro espécies de plantas do gênero filodendro que irão te aproximar muito dessa paisagem. Vamos a eles!

1) Filodendro pacová (Philodendron martianum)

Também conhecido como Pacová, Babosa de Pau e Babosa de Árvore, essa planta possui folhas verdes intensas e vibrantes. É originária do Brasil e um exemplar semi-herbáceo, ela pode ser tanto fixada em um tronco quanto em vasos. Seu crescimento é bastante lento, ela deve ser

cultivada em luz difusa e o solo deve ser rico em matéria orgânica, bastante drenável e as regas devem ser regulares.

No inverno a rega deve ser diminuída, devido a sua baixa

evapotranspiração durante este período, desta forma perdendo menos água.

2) Filodendro coração (Philodendron plaumanni)

Essa espécie é uma trepadeira de folhas finas e têm uma bela mistura de tons de verde, que se apresentam de formas diferentes de acordo com a sua fase de vida.

Quando ela é mais jovem as folhas apresentam listras prateadas, e à medida que as folhas envelhecem tomam uma forma de coração com aparência bem brilhante e ficam com uma mistura meio verde-amarelada e geralmente os fundos são prateados. Ela deve ser cultivada em luz difusa, o solo deve ser rico em matéria orgânica e bastante drenável. Para essa espécie, também será necessário diminuir a quantidade de rega no inverno.

3) Filodendro roxo (Philodendron erubescens)

Também conhecido como filodendro roxo é uma planta perene arroxeada, é bastante robusta e de crescimento rápido, alcançando até quatro metros de altura.

Sua folhagem é densa e decorativa, podendo ser verde ou roxa, de acordo com a variação morfológica, e sua inflorescência é de cor vermelho-púrpura.

Deve ser cultivada em uma luz difusa, com solo rico em matéria orgânica e sempre muito drenável. Essas plantas não gostam de solo encharcado, mas estes precisam estar sempre úmidos porque são plantas de mata.

4) Filodendro xanadu (Philodendron xanadu)

Este tipo se diferencia da maioria dos outros filodendros porque apresentam crescimento compacto em vez de trepador, formando pequenas moitas de até um metro de diâmetro e altura. Seu atrativo principal são as folhas bastante vibrantes e profundamente lobadas com nervuras bem marcadas. Sustenta um perfil ereto e forte, devendo ser cultivada parcialmente sobre meia-sombra, solo fértil, úmido e bastante irrigado. É uma planta que aprecia o calor e a umidade tropicais, porém, é capaz de tolerar o clima frio das regiões subtropicais e temperadas do sul do país.

Se você gostou desse conteúdo e quiser saber mais sobre cuidados com as plantas, jardinagem, paisagismo e tendências para o seu jardim, continue aqui no blog e se inscreva em nosso canal do Youtube, clique aqui!

Te vejo no próximo post, até mais!




Comentários


bottom of page