Aprenda como cuidar da Goeppertia orbifolia
- bioartejardins
- 23 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2023
Alguns podem reconhecer essa planta como Calathea Orbifolia, mas ela mudou de gênero, e é agora uma Goeppertia, que faz parte da família das Marantas. E neste post nós iremos contar tudo sobre essa planta, e já adianto que ela tem muitas peculiaridades. Se você já tem essa espécie ou pretende adquirir uma, fique comigo para saber como cuidar da sua Goeppertia.

A Calathea orbifolia ou Goeppertia orbifolia, como preferir, independente do nome, essa é uma das plantas que mais se tem falado atualmente na internet, e existem muitos adendos sobre seus cuidados, fazendo dela uma espécie um pouco difícil de cultivar.
A Orbifolia tem um padrão bastante diferente de folhas arredondadas, as quais chegam a quase 25 cm de comprimento. Quando ela é mais jovem a folha é mais alongada, mas ao se desenvolver sua folhagem vai tomando o formato padrão.

Sua coloração é bastante característica com manchas verdes e prateadas bem delineadas na parte superior, e embaixo ela possui uma cor mais homogênea. Além disso, essa é uma planta de porte grande, muitos não sabem, mas ela pode chegar a medir até 90 cm de altura, sendo uma ótima opção para decorar os cantos da sua sala.
Sua origem advém da América do Sul, mais especificamente na Mata Atlântica da região nordeste do país. E porque essa planta é difícil de cuidar? Bom, ela tem muitas peculiaridades, sendo uma planta extremamente delicada.

Sua primeira especificidade é em relação a rega, essa planta requer muita umidade e não tolera secas. Se o clima estiver um pouco mais seco, é normal que apareçam manchinhas marrons em suas folhas. E falando sobre a água que devemos utilizar para regar, deve ser preferencialmente de origem pluvial ou filtrada, ela não gosta das águas tratadas de torneira que normalmente temos nas cidades, devido ao alto nível de Flúor e Cloro que elas têm e que são prejudiciais à sua saúde dessas plantas.

Essa espécie também gosta muito de umidade na folhagem, e se você mora em uma região que sofre muito com o clima seco, talvez o lugar ideal para a sua planta seja no banheiro, mas desde que ela receba bastante luminosidade.
Se você não tem um banheiro muito iluminado, a melhor coisa que pode fazer pela sua planta é deixá-la próxima de um umidificador para receber bastante água nas folhagens durante o dia todo. Outra estratégia é juntar as plantas que requeiram umidade em um só local para que elas criem um ambiente umidificado por si só.
Solo sempre úmido e umidade também nas folhas farão com que a sua planta cresça e se desenvolva de maneira saudável e fique constantemente verde.

Sobre a adubação, esta é uma planta muito suscetível ao acúmulo de minerais, por isso não é recomendado uma adubação mineral com NPK. Mas, se você quiser colocar um NPK 10 10 10, bem equilibrado e numa dose bem baixa, pode fazê-lo. Isso porque os minerais se acumulam nas folhas, o que também pode causar manchas marrons ou pretas nas folhagens.
Recomendo que, neste caso, prefira uma adubação orgânica com bokashi, húmus de minhoca ou esterco de gado e mantenha desta forma. Não é necessário adubar muito esta planta porque ela não responde bem ao excesso de adubação.
Como essa é uma espécie que gosta de umidade, os potes de plástico irão cumprir melhor a missão de manter o ambiente da planta mais úmido. Uma excelente opção é um pote autoirrigável. Com ele, sua Calathea orbifolia vai sempre ficar num estado otimo de hidratação.
E sobre seu preço, essa não é uma planta muito barata, em comparação com outras conhecidas no mercado, isso devido a alta demanda e aos cuidados delicados que ela exige. Mas, mesmo assim vale muito a pena adquiri-la por ser uma espécie belíssima de se cultivar.
Se você gostou desse conteúdo e quiser saber mais sobre cuidados com as plantas, jardinagem, paisagismo e tendências para o seu jardim, continue aqui no blog e se inscreva em nosso canal do Youtube, clicando aqui.
Te vejo no próximo post. Até mais!
Aprenda também o que colocar nos vasos de suas plantas!





Comentários