top of page

Não mate sua orquídea! Conheça 6 dicas infalíveis para cuidar da sua planta

Atualizado: 26 de ago.

Neste post iremos falar sobre uma das plantas mais icônicas do mundo: as orquídeas. Vamos desvendar todos os mistérios que você precisa descobrir para manter a sua planta sempre florida e saudável. Vamos lá!

ree

As orquídeas são plantas extremamente desejáveis, daquelas espécies que todo mundo já teve, ou tem vontade de adquirir. Mesmo porque essa planta é uma das mais presenteadas no dia das mães, momento em que as vendas disparam exponencialmente.

E não é atoa que essa é uma das plantas mais queridas, elas têm uma beleza muito exuberante com uma variedade para todos os gostos. Existem hoje mais de trinta mil espécies de orquídeas e aproximadamente cinquenta mil variações que foram feitas a partir de cruzamentos das espécies.

Só que acompanhado deste consumo excessivo surgem diversas informações na internet que de maneira descontextualizada podem mais prejudicar do que ajudar em nosso aprendizado sobre as orquídeas.

Pensando nisso, nós iremos desvendar vários mitos que são disseminados em relação à essas plantas e que dificultam o seu cultivo. Então se você quer saber um pouco mais sobre o mundo desta espécie que tanto amamos, fique comigo.

ree

Dica 1

As orquídeas têm a fama de serem frágeis, mas isso não é verdade. Isso porque, muitas pessoas, ao ganhar essa planta a colocam diretamente no sol e em lugares abertos, e desta forma as vêem murchar rapidamente. Isso se dá pelo fato de que cada espécie de orquídea exige um cuidado diferente, e as que costumamos nos deparar são muitas vezes epífitas, as quais não são adeptas da luz direta.


Cattleya reginae
Cattleya reginae

Mas, para que você entenda melhor, na natureza existem três tipos de orquídeas: as litófitas (que nascem nas rochas), as terrestres, e as epífitas (que são a maior parte das orquídeas que conhecemos e que comumente são vendidas em supermercados).

Cattleya nobilior
Cattleya nobilior

Essas últimas estão em maior quantidade na natureza e precisamos entendê-las para que possamos cuidar delas de maneira mais assertiva. Uma de suas principais características é que se agarram ao tronco das árvores, desta forma podemos imaginar que elas não irão aguentar um sol intenso e direto. Neste caso, é preferível que você a deixe em locais de mais sombra, sem muito vento nem chuvas.

Arundina graminifolia
Arundina graminifolia

Dica 2

As orquídeas absorvem muita água e nutrientes do meio em que elas vivem. Por isso, o ideal é regar a planta quando o substrato estiver completamente seco. Sendo assim, não é necessário regar com frequência, pois com isso poderá apodrecer a raiz da sua planta.

ree

Dica 3

E qual o melhor substrato para a orquídea? Se você morar em uma casa que tenha uma árvore no quintal, você pode plantá-la em seu tronco, mas caso você more em um apartamento, não tem problema, pode manter a sua orquídea no vasinho em que veio, ela não irá sofrer por conta disso

ree

Dica 4

As orquídeas necessitam basicamente de três elementos químicos para ficarem saudáveis, e estes têm abundantemente na natureza (ainda bem!). São eles: nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), na proporção de 30 10 10 ou 20 20 20. Podendo conseguir esses nutrientes de maneira orgânica ou inorgânica.

Dica 5

Toda orquídea precisa de uma variação de mais ou menos 15 graus entre o começo e o fim do dia para que ela consiga florescer. Por isso algumas vezes você pode ser presenteado com uma orquídea e ela nunca mais florescer, devido a pouca variação de temperatura no local onde você mora.

Se você mora em apartamento, existem algumas táticas que você pode usar caso esta variação dentro da residência não ocorra tão facilmente como fora dela. Uma dessas táticas é mudar sua planta de lugar, de um lugar mais quente para um mais fresco.


ree

No entanto, não se engane, a orquídea não gosta de locais muito frios. Caso você more em regiões mais frias, suas plantas não devem jamais ficar para o lado de fora, traga-as para dentro de casa, caso contrário, elas podem não resistir. O mesmo acontece para regiões muito quentes.

Dica 6

Essa é para mim uma das dicas mais importantes. Muitas pessoas não se atentam e deixam a orquídea pegando muito vento, fato este que não as agrada. Portanto, caso for colocar a sua planta no tronco de uma árvore, escolha um tipo com a folhagem da copa densa e que não permita muita ventilação na altura do tronco.

Mas de modo geral cuidar das orquídeas não é difícil. Ao cultivar a sua, pense sempre: menos é mais! Desta forma, você nunca mais vai esquecer. Ou seja, MENOS água, MENOS sol, MENOS adubo, MENOS vento, e assim por diante.

Se você gostou desse conteúdo e quiser saber mais sobre cuidados com as plantas, jardinagem, paisagismo e tendências para o seu jardim, continue aqui no blog e se inscreva em nosso canal do Youtube, clicando aqui.

Te vejo no próximo post. Até mais

1 comentário


dalvabalvarenga
01 de mai. de 2022

Maravilhoso!

Curtir
bottom of page